A sociedade de consumo hoje em dia cobra cada vez mais mais produtos baratos e bons, com isso as empresas procuram cada vez mais competir pelo maior lucro e o menor preço. As consequências são dramáticas, pessoas de paises pobres trabalhando em situações mediocres por salários péssimos.Esses casos de exploação são comuns, pricipalmente, em paises asiaticos e normalmente ligadas as maiores empresas do mundo. Por exemplo, em minha última postagem, coloquei um texto do jornalista Sakamoto sobre o trabalho escravo a Foxconn, empresa taliandesa que produz os iPhone eos iPad da Apple.
Perguntas: A marca é mais importante que o produto?, Conhecemos de onde vem os produtos de nossa casa?, Mais caro quer dizer melhor? Mais barato pode vir de mão-de-obra também barata? Por que não procuramos saber sobre as empresas de onde vem nossos bens? Made in China, Taiwan, e etc é confiavel?
1º Rise Against - Prayer Of The Refugee
O Rise Against é uma banda profundamente ligada a sustentabilidade e as questões sociais.
A música “Prayer Of The Refugee” foca exatamente neste ponto e questiona como a grande maioria dos produtos de nosso dia a dia são produzidos utilizando mão de obra escrava e barata criando situações degradantes e não dignas para milhares de pessoas todos os dias.
Achei o clipe muito bem feito e bonito. Amei a música também!
Letra da música
2º Legião Urbana - Fábrica
Procurei algum clipe com uma versão da música melhor mais não encontrei. A música é belissima auto explicativa. A música questiona a Fábrica que é só é controlada por grand e transform o céu em cinza.
Letra da música
3º Fagner - Guerreiro Menino
Coloquei dois videos: o primeiro é o clipe mesmo da música e o segundo um video com música. O primeiro é bem antigo e chega a ser engraçado, osegundo pega música e fala sobre o trabalho infantil.
A música é MUITO linda, apesar de não falar exatamente sobre exploração de trabalho,, mas sim sobre amor, podemos também fazer associações entre o guerreito menino que trabalha com 10 anos, precisando de um sonho e de um descanso, afinal carrega a barra de seu tempo em seus ombros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário