terça-feira, abril 26

Desastre nuclear de Chernobyl faz 25 anos, por Isabella Infantine

  Chernobyl, palco da grande tragédia nuclear

 Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhava o seu maior acidente nuclear, com a explosão do reator 4 da usina atômica de Chernobyl, na extinta União Soviética (atualmente na Ucrânica).
O acidente, que completa 25 anos nesta terça-feira (26), espalhou partículas radioativas a mil metros de altura, afetou mais de 5 milhões de pessoas e contaminou 145 mil quilômetros quadrados dos territórios da Ucrânia, Belarus e Rússia.
A explosão do reator de Chernobyl lançou partículas 400 vezes mais radioativas do que a explosão da bomba atômica dos Estados Unidos sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), das 600 mil pessoas mais afetadas pela radiação, a morte por câncer é quatro mil vezes mais comum que o normal.
Apesar dos danos causados por Chernobyl, Dmitri Medvedev, presidente da Rússia, defendeu o uso de energia nuclear nesta terça-feira, durante discurso na cerimônia do 25º aniversário do acidente no reator ao lado do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych. Segundo o mandatário russo, normas mais rígidas de segurança ajudariam a prevenir os possíveis acidentes.
De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente, 70% dos ucranianos são contrários à construção de novas usinas nucleares no país, que ainda abriga toneladas de combustível radioativo. Para tentar colocar panos quentes na discussão sobre os meios energéticos, recém acesa pela explosão na central Fukushima no Japão, o primeiro-ministro alega: "Em prol da vida na Terra e com esforços conjuntos é necessário superar as terríveis consequências e preocupar-se para que algo assim não volte a repetir-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...