terça-feira, maio 3

Asfalto permeável pode resolver os problemas de enchente


Todo ano o verão chega trazendo tempo quente, muitas nuvens e apreensão.Nas grandes cidades brasileiras, chuvas fortes causam medo e inundações. Com o excesso de asfalto, a água não é absorvida e as enchentes se alastram.Para estudar formas de reduzir o impacto da pavimentação , um simples estacionamento virou laboratório. Pesquisadores da Poli- Escola politécnica da Universidade de São Paulo testam o asfalto que é poroso, qe foi colocado sobre uma camada de pedras, um cano perfurado que funciona como um dreno e por último fica uma manta de borracha ocorrendo no final a absorção da água.

"A água ,que penetra no revestimento e fica armazenada no vazio das pedras, é liberada lentamente através de tubos que ficam abaixo da camada. são tubos perfurados que chamamos de drenos,como o que se usa em campos de futebol para retirar a água que cai sobre o gramado. Essa água sai lentamente e vai para o sistema de drenagem, as galerias de drenagem, as bocas de lobo.
Essa é uma solução que vai dar sustentabilidade, que vai garantir uma eficácia, garantir uma vida útil mais longa para as obras, para os investimentos que se fazem em obras de drenagem." diz José Rodolfo Martins-Professor da Escola Politécnica.

O asfalto permeável já é comum fora do Brasil.Por aqui ele é usado para cobrir o asfalto convencional em obras como aneis rodoviários.A novidade é que o teste do revestimento permeável como único material para pavimentação.

Segundo a pesquisa da Poli-Usp, o efeito de absorção do asfalto permeável é superior até mesmo a pisos naturais como argilas, comuns nos solos de São Paulo.Os resultados mostram que a eficiência do material é parecida com a da areia das praias.

Esse tipo de asfalto, porém, tem algumas desvantagens.Uma delas é o preço que chega ser 22% mais caro do que o asfalto comum.Outro problema: ele é frágil e não suporta o tráfego pesado, por isso ainda não é indicado para grandes avenidas e estradas.

"Esse daqui é muito apropriado para áreas como esta, um estacionamento de veículos, para ruas residenciais, aquelas onde só vai o veículo dos moradores, o caminhão de lixo, o caminhão de gás.
No laboratório à céu aberto, os testes permanecem.Os cientistas querem agora analisar como o revestimento se comporta com o fluxo de veículos. Em parceria com a prefeitura da capital paulista a idéia é propor a utilização do asfalto permeável em grandes estacionamentos e áreas de movimentação de veículos de carga.Pavimentar a cidade com menor prejuízo ao meio ambiente." afirma José Rodolfo

Fonte: http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/

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